A Work Safety Consultoria, segurança e medicina do trabalho foi fundada em 2020 trazendo o que a de melhor no mercado em Consultoria e Treinamentos para a Segurança do Trabalho.
Com o seu Fundador tendo mais de 20 anos de experiência na área, a Work Safety Consultoria trás inovações para a área, buscando um desenvolvimento prático e satisfatório para atender as demandas das organizações.
Segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. Ela também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de proteger a integridade física do trabalhador.
Por meio de estudos e técnicas específicas, ela analisa a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que podem afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.
A Segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.
Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa.
A Segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais.
Ela está diretamente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.
As normativas da medicina do trabalho (que se integra a medicina ocupacional) servem para fazer o trabalhador exercer sua função sem que sua saúde e qualidade de vida estejam em risco.
Medicina do trabalho e saúde ocupacional, são sinônimos. É uma especialidade médica voltada exclusivamente à prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades do profissional em seu local de trabalho.
Prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, bem como reduzir suas complicações está descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é mais produtividade para qualquer empresa, reduzindo com isso ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de funções.
Objetivamente envolve a prevenção de doenças que o trabalhador está exposto em sua atividade profissional.
É tarefa do médico aplicar um programa de proteção chamado de PCMSO – Programa de controle médico de saúde ocupacional de acordo com cada área de atuação do trabalhador na empresa.
Paralelamente a isso, o Médico do trabalho indica de acordo com o cargo do trabalhador, quais exames devem ser realizados rotineiramente para acompanhar sua saúde.
A medicina do trabalho se baseia em normas reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Isso faz delas obrigatórias para todas as empresas.
Garantindo todos os recursos da medicina ocupacional aos empregados, o empresário evita problemas com a lei.