A Medicina Ocupacional é uma área médica especializada na relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores. Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ainda ferimentos que ocorram especificamente no ambiente de trabalho.
Além disso, promove a melhoria do estado de saúde e a qualidade de vida dos empregados, equacionando e promovendo a interação entre a vida pessoal e profissional dos indivíduos, fomentando assim o bem-estar de toda a equipe e favorecendo a produtividade da empresa. A medicina ocupacional é uma ferramenta que reforça as relações interpessoais, agrega valor à marca e traz segurança e credibilidade ao empreendimento.
A busca pela manutenção da salubridade e da higiene no local de trabalho é um dos principais pilares da Medicina Ocupacional. Acompanhar e fiscalizar as condições às quais o empregado está exposto, sejam elas físicas ou psicológicas, é uma de suas principais funções. Para que esse objetivo seja alcançado, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares será responsável por todo o detalhamento do projeto a ser implantado ou mantido, a fim de que sejam oferecidas as melhores condições possíveis para cada trabalho desenvolvido.
Esse planejamento e sua execução são inclusive, garantidos pela Legislação Trabalhista, que desde 1977 assegura o direito à segurança no local de trabalho. Cabe aos órgãos públicos, nas três esferas, a fiscalização e a promoção da melhoria das condições de trabalho, em todos os ramos de atividade. Entretanto, não é só ao ambiente físico que se voltam as atenções quanto à qualidade. Desde 1984, o empregado também é objeto dos cuidados da Medicina Ocupacional, com a obrigatoriedade de avaliações periódicas desde sua contratação, a fim de acompanhar a saúde do colaborador e principalmente prevenir doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional.
Com todas essas funções, o profissional da área da Medicina Ocupacional deve ter excelente formação em Clínica Médica, além do conhecimento específico das áreas da saúde pública e suas aplicações no ambiente de trabalho, levando em conta aspectos regionais, sociais, interpessoais e tecnológicos, a fim de prestar o melhor atendimento à empresa e aos colaboradores.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa. As corporações estão buscando se adequar a essas regras para evitar acidentes de trabalho que podem levar a processos judiciais.
Determinado pela Norma Regulamentadora (NR) 18, o PCMAT é um programa que fixa procedimentos administrativos, de organização e de planejamento com a finalidade de implantar sistemas preventivos de segurança, como uma forma de prevenir acidentes e transtornos no ambiente de trabalho.
O processo de avaliação de riscos ocupacionais tem por finalidade gerar subsídios para a tomada de decisão quanto a medidas de controle (ou de prevenção, termo usado pela norma).
ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho.
Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.
Sendo assim, é uma declaração médica que indica se a saúde do colaborador está de acordo com os riscos a que ele estará exposto em sua atividade diária.
Ou seja, não quer dizer que a pessoa examinada não possua nenhuma doença, mas sim que ele é capaz de exercer a sua atividade laboral.
Então, no caso de um profissional considerado como inapta, isso representa apenas que ele não deve exercer tal função.
Exames ocupacionais em geral, clínicos e específicos.